domingo, 22 de janeiro de 2012

Entrevista com Paulinho Guitarra


Com certeza você já ouviu Paulinho Guitarra. Talvez não tenha se dado ao trabalho de ver no encarte do CD de quem era aquela guitarra irada solando em "Burguesia" (do Cazuza), em "Ainda é Cedo" ou "Uma Noite e Meia" (de Marina), ou "Suddenly You" (Ed Motta), ou mesmo em "Você" (do Tim Maia)... mas com certeza, passando em frente a um rádio ligado, você já parou para escutar o Paulinho. O Guitarras foi até Niterói coversar com ele, e descobrimos que seu papo é tão contagiante quanto seus solos:
Guitarras:Paulinho, como é que está o estúdio de vocês? Como é o nome do estúdio?
Paulinho: O estúdio chama-se Sergio Senna & Paulinho Guitarra. Temos três DATs... é um estúdio com DAT, não é fita comum não. Estamos comprando outro DAT, vamos ficar com quatro. Temos uma mesa de 32 canais, temos periféricos com tudo, compressor, EQ, reverb, delay... temos tudo aqui de equipamento, para guitarra tem o GP-8, o GP-16,... etc. Estamos sempre equipando o estúdio com as últimas novidades tecnológicas.
Guitarras:Você está começando agora já a gravar o seu novo CD, não é?
Paulinho: Estou. Pô, o meu sonho era assim: vou ter um estúdio e vou gravar meus próprios discos. Só que não é assim, né?... Agora estou com o estúdio, e é tanta gravação o tempo todo, que eu fico assim "pô, quando é que vai sobrar um tempo pra mim gravar meu disco?"... é difícil. Mas com isso tudo eu estou fazendo minhas músicas, e estou preparando meu CD novo. Eu já fiz um disco (solo), pela "Niterói Discos", o "Paulinho Guitarra", que era uma demo que virou disco. E agora eu estou preparando um CD legal, mesmo. O nome do disco é "Elefante mais Rinoceronte"...
Guitarras:Porque esse nome, Paulinho?
Paulinho: Porque é um nome que eu adoro, e eu acho que é uma coisa pesada (risos)...mais pesado que um elefante mais um rinoceronte, já pensou? (risos)... Eu estou botando tudo ali, minhas composições novas, tenho muito para botar. E vai de Funk a la Living Colour,coisa que eu gosto muito, até Blues, Funk, Soul... são minhas influências, porque eu sempre acompanhei muita gente, toquei em várias bandas. Sempre ouvi tudo, gosto de tudo que é bem tocado. Este disco vai ter de tudo. Mas vai vir aquele crítico de Jazz e falar: "Pôxa, mas o cara gravou um rock", e não sei o que mais... Mas é o que eu gosto de fazer, mesmo.
Guitarras:Este é um CD mais com a sua cara, então?
Paulinho: Com a minha cara. Vai ter de tudo ali. Tem uma música chamada "A Vida Sexual das Aranhas", que é uma música meio jazz, meio rock, meio tema de super-herói (risos)...é, o maior barato, cara, parece "Batman"!
Guitarras:Paulinho, com tanta gente vindo gravar aqui no estúdio, deve ter horas em que você fica "Eu não aguento mais esse pessoal fazendo a mesma coisa"...
Paulinho: É verdade...
Guitarras:Quais as principais "gafes" que rolam no estúdio? O que acontece em relação à afinação?
Paulinho: Olha, afinação é o seguinte... eu aconselho a quem for gravar, por exemplo, se você tem uma banda, todo mundo afinar no mesmo afinador. Porque...
Guitarras:(interrompendo) Rola diferença de um afinador para o outro?
Paulinho:Impressionante como rola. Rola mesmo. Você usa um afinador, todo mundo afina, aí vem o guitarrista e diz "não, eu vou afinar no meu!". Aí a afinação fica diferente. É impressionante, não entendo porque acontece. Mas você usa um afinador, o baixista usa outro, vai tocar e dá aquela diferença.
Guitarras: E com relação ao andamento...
Paulinho: (interrompendo) Ah, o andamento é outra coisa impressionante! Porque tem o "clique", né? Tem a batera eletrônica, e tem o "clique" que marca o andamento certinho. A gente tem computador aqui, grava e tudo... Aí as vezes chega um baterista aqui que acha "Pô, o clique tá atrasado!" (risos)...sabe? "Ih, o clique adiantou!"... Eu acho legal um baterista trabalhar "clicado". Se a pessoa quiser trabalhar com um teclado, trabalhar com uma coisa "certinha", é bom o batera estudar com o metrônomo.
Guitarras:Acontece muito também da pessoa conseguir um efeito emprestado no dia (da gravação), um monte de coisa emprestada, e chega aqui na hora e não sabe usar?
Paulinho: É o que mais acontece. Aí chega aqui, rapaz, o cara não sabe mexer (no aparelho)... É isso que acontece. Quando a pessoa vem gravar, é legal ter uma noção do que que é, vir com o som já ultra-ensaido. Porque a principal coisa é, você está gastando uma grana no estúdio. Então se você não vier super-ensaiado, com o som que você imaginou e planejou, você vai gastar mais tempo, vai gastar mais dinheiro.
Guitarras:E com relação a "reverber"...
Paulinho: Olha, para quem vai trabalhar em estúdio, é legal gravar sem nada. Quer dizer, se você vai gravar com uma "distortion", legal, você vai gravar com a "distortion" de sua preferência, porque nesta hora é o som com distortion... agora, "reverber", "delay", estes efeitos assim... é legal gravar "flat" (sem efeitos).
Guitarras:Deixa para a hora da mixagem?
Paulinho: Na hora da mixagem tem tudo, pode escolher, se quer este reverb, esta repetição, este delay... é muito melhor. Porque se você grava com efeito, não dá para tirar depois. Gravar sem, dá para colocar...
Após a entrevista, o Paulinho gravou para a gente dois solos simplesmente sensacionais, um com uma levada meio jazzística, meio blues, o outro mais rock`n`roll. Em versão MP3, aqui está a levada jazzística: paulinho_guitarra.mp3 (4.044KB, aprox. 4:30min.)

Além dos diversos discos listados aonde a guitarra do Paulinho pode ser ouvida, ele já atuou em shows com Tim Maia, Sandra de Sá, Cassiano, Claudio Zoli, Gerson King Combo, Carlos Dafé, Marina Lima, Celso Blues Boy, Leo Gandelman, Cláudio Infante e Serginho Trombone, entre outros. Atualmente está tocando com Ed Motta.
Discografia:
• Tim Maia (1971)
• Tim Maia (1972)
• Tim Maia (1973)
• Tim Maia (Racional Vol.1)
• Tim Maia (Racional Vol.2)
• Tim Maia (1976)
• Tim Maia (1977)
• Tim Maia (1978 em inglês)
• Carlos Dafé (De Repente)
• Rosana (Rosana)
• Hyldon (Hyldon)
• Leo Gandelman (Leo Gandelman)
• Serginho Trombone (Avec Elegance)
• Marina (Fugaz)
• Marina (Todas)
• Marina (Todas ao vivo)
• Marina (Virgem)
• Marina Lima (Pierrot do Brasil)
• Cazuza (Burguesia)
• Cazuza (Por Aí)
• Belqüior (Vício Elegante)
• Alex "Azimuth" Malheiros (Zenith)
• Arthur Maia (Vol.2)
• Ed Motta (Remixes e Aperitivos)(As segundas intenções do Manual Prático)
• Bukasa (loveXlove)
• Carlinhos Felix (Coisas da Vida)
• Carlinhos Felix (Carlinhos Felix)
• Carlinhos Felix (Nada a Perder)
• Carlinhos Felix (Toda a Reverência)
• Carlinhos Felix (Ao Vivo)
• Cláudio Infante (Infante)
• Paulinho Guitarra (Paulinho Guitarra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário