quinta-feira, 8 de março de 2012

A MÚSICA DE MÁCLEIM E "ESSES POETAS"


Dizem que a música é coisa vinda dos deuses e que a poesia é coisa dos humanos. Realmente tem sido assim. A música sublinha as palavras e dá a elas uma outra conotação. A poesia permeia a música, valorizando-a. Não é difícil também vermos alguns casos em que a poesia desmerece a música e vice-versa. Felizmente, não é esse o caso em pauta.

Depois de passados praticamente quatro anos após a conclusão deste mais recente trabalho de Macleim, consagrado cantor e compositor alagoano, e de dez anos após a concepção da ideia original e oportuna desse audacioso projeto denominado `Esses Poetas`, que acompanhei de perto e tendo conhecimento de todas as dificuldades surgidas na sua concepção, tive a feliz e inesperada notícia da sua conclusão, A entrega em minhas mãos desse cd., me sensibiliza e me leva a fazer um pequeno comentário sobre esse projeto ímpar, que traz a poesia de treze dos maiores poetas alagoanos (Lêdo Ivo, José Geraldo Marques, Sidney Wanderley, Edvaldo Damião, Diógenes Junior, Gonzaga Leão, Otávio Cabral, Paulo Renault, Mauricio de Macedo, Jorge Cooper, Arriete Vilela, Ronaldo de Andrade e Jorge de Lima), envolvidos pela melhor música que poderia ter sido criada. Bem dentro do que eu afirmava já à principio, Todos sabemos que normalmente existe a música e o letrista, que muitas vezes não é poeta. Ele escreve para aquela determinada melodia, independente do resultado que irá surgir no conjunto da obra. Macleim conseguiu transportar para a partitura, toda a essência nativa-musical que cada uma dessas poesias necessitava para se locupletarem. Nesse trabalho, a poesia conversa com a música e nesse diálogo ela favorece o entendimento do que espressou o poeta no momento da criação, demonstrando que ambas (música e poesia), podem, além de caminharem juntas, trazer uma forma mais completa e eloquente de arte. Houve também uma preocupação quanto ao casamento da métrica poética com a melodia, viabilizando assim, uma diferença entre os estilos musicais de cada uma delas - ou seja, as poesias foram naturalmente agraciadas com as vertentes musicais que mais favoreciam a sua beleza estetico-poética. Assim, nessa viagem musical, somos apresentados aos mais diversificados ritmos. Como se não bastasse todas essa preocupação harmônica exigida por Macleim, o cd/livro `Esses Poetas`, resgata e coloca no mercado fonográfico, com qualidade e esmêro, algo de belo e esquecido, numa dobradinha simples e absolutamente funcional. Macleim transcende o esperado e se revela como o artista alagoano que previlegiou e valorizou, em primeiro lugar, os seus pares. Isso é coisa rara em tempos de egocentrismo. É lógico que prevaleceu a emoção em tudo que fêz, caso contrário, não teriamos a oportunidade de receber este presente musical, que deverá ser saboreado pelos amantes da poesia e da música. Eu recomendo !

Os poemas musicados por Macleim são:

POEMA Nº 36 - Arriete Vilela
SONETO DO AMOR CONDENADO - Lêdo Ivo
ZUMBI - Jorge de Lima
MARINHEIRA EM AVE, EVE & IVE - José Geraldo
QUADRAS - Edvaldo Damião
POEMA VIGÉSIMO PRIMEIRO - Jorge Cooper
AO MEU ANJO DA GUARDA - Gonzaga Leão
O CANTO QUE VÊ - Maurício de Macedo
QUEM? - Sidney Wanderley
OFÍCIO - Diógenes Tenório
CAMINHANDO CAMINHANTE TANTO PASSO ATÉ QUE CANSA - Otávio Cabral
SENHORA DOS PRAZERES - Ronaldo de Andrade
O RISO DE ALICE - Paulo Renault

Os responsáveis diretos por essa coerência musical foram os excelentes músicos:


Carlos Bala (bateria)

Macleim (voz, violão e samples)
Felix Baigon (Contrabaixo acústico e elétrico)
Juliano Gomes (piano acústico e piano Fender)
Edson Ferro (flugelhorn e trumpete)
Everaldo Borges (sax-tenor e flauta)
José Edson (trombone)
China (trombone)
Claudio Guimarães (guitarra)
Norberto Vinhas (violão de aço e guitarra)
Tião Marcolino (acordeon), na faixa Poema nº36 e O Canto que vê
Ronalso Cirino (percussão)

Participações Especiais:

Roberi Reis (berimbau), na faixa Zumbi
Wilson Miranda (percussão)
Eduardo Morelembaun (arranjos de madeiras, clarone baixo e flauta)
David Ganc (flautas)
Olaf Keus (bateria) na faixa `O Riso de Alice`
Fernando Melo (violões)

Cantores e artistas convidados:

Clara Barreiros - na faixa `Poema Vigésimo Primeiro`
Leureny - na faixa Ao Meu Anjo da Guarda`
Wilma Araújo - na faixa `Quem`
Junior Almeida e Quarteto Pau Brasil (Almir Medeiros - Violoncelo/Jair Pereira - Violino/Josélio Rocha - Violino/Lee - Viola) na faixa `Oficio`
Chau do Pife e Cantoras do Pastoril Menino Jesus da Cambona
Ainda: Coro - Rafaela Morais, Renata Maria e Camila Valéria

Um comentário:

  1. Grande Rui,
    Ter o nosso trabalho avalizado por vc, é, em última instância, o melhor resultado de retorno que eu poderia querer. Respeito muitíssimo sua opinião pelo tanto que já aprendi com vc, pela sua sensibilidade musical e poética e, sobretudo, pela oportunidade que me foi concedida pelos deuses apolíneos de partilhar de sua experiência e companhia. Valeu mesmo!!
    Grande abraço e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!

    ResponderExcluir