quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ibys Maceioh e Lalo Guanaes - Um passeio por outras Estações

Sempre é bom retornar ao nosso blog para indicar novos shows e atividades artísticas dos grandes nomes da música alagoana. Nunca houve um período tão efervescente e ao mesmo tempo tão repetitivo no nosso quadro de shows aqui em Maceió. Pouquíssimos são as excessões (Projeto Linda de Música e Artes e o Projeto Palco Aberto). Os investimentos na diversidade desses projetos levam a uma redundância e a saturação deste mercado. Isso leva a uma repetição dos mesmos artistas num breve período. Enquanto isso, outros talentos deixam de ter oportunidade de mostrar o seu trabalho ao público.
Felizmente, alguns nomes podem sair de nossas fronteiras mostrando a sua arte em
outros palcos. Ibys Maceioh é um desses artistas.
Ibys Maceioh & Lalo Guanaes, provam que um intercâmbio musical e possivel e provam que Alagoas e São Paulo fazem fronteira sim, quando o assunto é música.
LALO GUANAES.
Há muito mais semelhanças entre o compositor e violonista alagoano Ibys Maceioh e o compositor e pianista paulista Lalo Guanaes, Locutor e radialista, descobriu a música aos 13 anos, tocando violão e guitarra. Na banda montada com amigos, as composições misturavam o estilo pop com o rock progressivo. Aluno de canto da ULM (Universidade Livre de Música), no Festival de Tatuí, em 1980, saiu vencedor na categoria melhor letra, com a canção “Tua Terra”. Na mesma época, enquanto autodidata, experimentava os primeiros acordes daquele que seria, para sempre, o instrumento da paixão – o piano. Participou de grupos vocais, entre eles, o Coral da ULM, Grupo Lumiá e o “Oficina dos Menestréis”, de Oswaldo Montenegro. Lalo Guanaes em sua arte, vai muito além do que sonha a nossa vã percepção.
Ibys é denso e fortemente comprometido com a cultura regional. Nele, a canção, cheirando a coentro, carrega no sotaque nordestino. Lalo, cuja canção viaja no romantismo, ora feliz, ora melancólico, é o mosaico das diferentes culturas que desenham a São Paulo de todos os tempos. Ambos exibem, porém, a mesma universalidade, garantida pelo sentimento daquilo que é mais humano. Os dois cultivam o toque da bossa nova. Os dois se encontram, dia 15 de abril, sexta-feira, no palco do Bagaça Botequim e Pestiscaria.
IBYS MACEIOH.
Alagoano de Porto Calvo. Artista versátil, agarrado ao violão desde menino, aluno de Dilermando Reis, Turíbio Santos e Zé Romeiro, Ibys Maceioh é formado nas rodas de viola e serestas da vida. Mas fortemente influenciado pela música clássica, na qualidade de violonista e intérprete, imprime a própria marca em todas as canções – do samba ao jazz, com escala no coco e naturalmente, nos vários ritmos nordestinos, tais como o baião, xote e xaxado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário